A Guatemala é o terceiro maior país da América Central, e é banhado por dois oceanos: o Atlântico pelo norte e o Pacífico pelo sul. Ao norte e ao oeste tem fronteiras com o México e Belice e pelo leste com Salvador e Honduras. A costa do Pacífico é comprida, enquanto que, a do Atlântico é mais reduzida, fechada por um comprido braço ao oriente, formando assim a ampla Baia de Amatique.
A geografia da Guatemala é basicamente montanhosa, a exceção da zona norte, onde encontra-se uma zona baixa e selvagem conhecida como O Petén, abundante em madeiras preciosas, árvores produtoras de chicle e petróleo.
São dois os ramos montanhosos que entram na Guatemala, o Sistema da Serra Mãe, por Niquihuil em São Marcos, e o sistema dos Cuchumatanes por Huehuetenango. O primeiro com 260 quilômetros corre paralelo ao Pacífico, formando o planalto central, assento das cidades de Guatemala, Antiga, Sololá, Santa Cruz do Quiché e Chimaltenango, entre outras.
A serra dos Cochumates, ao norte, se estende até o vale do rio Chixoy ou Negro, onde se divide em dois grupos: ao oeste, os Cuchumantes, e ao leste, as montanhas de Verapaz. Além disso, a Serra Madre atravessa o país de oeste a leste, corre paralela ao Pacífico e se prolonga até Honduras pelo Cerro Oscuro. Dela se originam vários sistemas secundários: o das montanhas Chuacús e as serra das Minas, do Mico, e da Estrella.
4.3 - Cadeias vulcânicas
Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões. Guatemala é, talvez a zona de maior concentração vulcânica de toda América. O país conta com numerosos vulcões, alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m o Tacaná, de 4.093m o Atitlão com 3.537 m.
4.4 - Região Fértil e produtos
Ao Sul e a Leste as altitudes são menores. O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. É também a região mais fértil do país e onde se concentram as principais atividades econômicas, com destaque para o cultivo do milho e a banana. Na região próxima ao Pacífico, as plantações de cana-de-açúcar e café são as mais importantes, El Petén e uma regiao abundante em madeiras preciosas, em hábeis produtores de chiclete e petróleo. Guatemala possui um território de grande fertilidade, motivo pelo qual sua agricultura é de grande riqueza, em especial o cultivo de cana de açúcar.
4.5 - Clima
É essencialmente subtropical com escassas mudanças entre as estações, variando somente com a altitude. O mês de maior calor é maio com temperaturas entre 16ºC e 29ºC. O mais frio é janeiro com variações entre 12ºC e 23ºC. O mais seco é fevereiro e o mais úmido é junho com precipitações médias de 274 mm.
A Guatemala, face à sua localização geográfica usufrui de uma enorme diversidade de regiões climáticas predominando o clima tropical. A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38ºC. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano.
4.6 - Hidrografia
As costas do mar de Antilhas estão compreendidas no golfo de Honduras, onde se encontram as ilhas de Turnefle e a baia de Amatique. As do Pacífico, mais extensas, caracterizam-se por uma sucessão de baías abertas.
O país se divide em duas vertentes hidrográficas: A do mar de Antilhas, de grande extensão, compreende, entre outros rios, o Usumacinta, que deságua em direção ao golfo do México, e o Motagua, que desemboca no golfo de Honduras. A do Pacífico, menos importante, compreende de lesta a oeste os seguintes rios: Suchiate, que limita com México, Naranjo, Tilapa, Samalá, Nahialate, Madre Vieja, Coyolate, Guacalate, Michtoya, Esclavos e da Paz, que formam parte da fronteira com El Salvador.
4.7 - Elevações
Neste país coexistem imensos vulcões, entre os quais o Tajumulco com 4.220.36 m, é o mais elevado do país acima do nível do mar.
4.8 - Catástrofes naturais
Existem numerosos vulcões nas montanhas que provocam tremores de terra ocasionais; e a costa do Mar das Caraíbas está sujeita a furacões e outras tempestades tropicais.
4.9 – Flora e Fauna
A rica e exuberante flora do país é o resultado da variedade de climas que o país tem. Graças à sua extraordinária ligação e geografia, Guatemala é um verdadeiro paraíso de numerosas espécies de flora e fauna. O manto vegetal do país é bastante variado, seja a altitude e a quantidade de chuvas. Nas terras quentes, mais chuvosas e ao longo dos rios, existe uma selva sempre verde de ambiente ecuatorial, onde predomina as ceibas e as caobas.
Nas zonas menos úmidas, a selva faz-se mais rara, dando lugar as espécies do tipo tropical que vêem-se afetadas pelo dobro da estação. Prevalecem as árvores de zapote, a chinchona o a árvore de pão. Nas zonas das terras altas e das bacias fechadas encontra-se acima dos relêvos, que superam os 1.500 m de altitude, os bosques de azinheiras e coníferas. Nos 3.000 m aparece a vegetação própria da puna.
As frondosas selvas estão povoadas de belos animais. Entre as numerosas espécies de aves destacam os pássaros pica-paus, tucanos, guanes, loros, araras e especialmente o poc, uma ave mergulhadora única no mundo e, infelizmente, em vias de extinção.
A ave nacional é o quetzal, de longas penas na cauda e de cores que variam com o reflexo da luz. É uma ave muito escorregadiça e dificil de ser vista.
No Biotipo do Quetzal Mario Day Rivera, na Serra de Chuacús, com um pouco de sorte poderá admirar a beleza da ave divina dos maias.
Na Guatemala habitam onças, jacarés e grande variedade de cobras venenosas, como a coral e variantes tropicais como a cascavel.
Destacam-se guajolotes, flamingos, felinos, ocelotes, pumas, veados, iguanas, tartarugas marinhas, cobras, tatus, tamanduás, antas e porcos e, uma infinidade de insetos.
4.10 – Problemas Ambientais
Desflorestação; erosão dos solos; poluição da água; danos provocados pelos furacões.
4.11 – Acordos Internacionais Ambientais
Tratado da Antárctida; Tratado da Biodiversidade; Tratado para a Protecção das Mudanças Climáticas; Protocolo de Quioto para as Mudanças Climáticas; Tratado da Desertificação; Tratado que Protege as Espécies em Vias de Extinção; Tratado para as Mudanças Ambientais; Tratado sobre o Direito do Mar; Tratado sobre os Despejos nos Mares; Tratado de Proibição de Testes Nucleares; Protecção da Camada de Ozono; Tratado acerca da Poluição Naval; Tratado sobre as Terras Férteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário